Como tudo Começou

Tudo começou em março de 1953 quando Wladyslaw Zaslawski achou sua primeira orquídea, uma Cattleya guttata, nos fundos de sua casa em Vitória, ES. Ao longo dos anos, nas entrelinhas do trabalho como engenheiro na ferrovia, a paixão pelas orquídeas e a coleção foram crescendo. Durante 50 anos, uma ampla coleção de orquídeas naturais não só do Brasil, mas de todas as partes do mundo foi reunida, sempre primando-se pela qualidade das plantas em termos de formas e cores, entre outras características.

Além disso, aquela primeira plantinha, a número 1, encontrada em 1953, ainda está viva e fazendo parte da coleção.

Em 1991 resolvemos reproduzir muitas das espécies da nossa coleção, devido as dificuldades de obtenção das mesmas por motivo de raridade, desaparecimento gradativo dos seus habitats naturais e também pelo fato de muitas serem estrangeiras e de difícil aquisição.


Seu filho Aleksandro, também engenheiro, quando criança brincava entre as plantas nos orquidários. A partir de 1991 começou a trabalhar com seu pai no desenvolvimento e reprodução das orquídeas, surgindo então a AWZ Orquideas, utilizando as letras iniciais dos nomes de filho e pai.

A reprodução das espécies naturais é mais complexa do que a dos híbridos, já que muitas exigem cuidados peculiares para o seu bom desenvolvimento, principalmente nas etapas de germinação das sementes em meio de cultura (método assimbiótico).

Toda nossa produção é feita em laboratório próprio, único e específico para este fim no ES, aparelhado com todos os equipamentos necessários e modernos, o que nos permitiu alcançar uma produção de mudas saudáveis e vigorosas, padrão exportação.

Atualmente a coleção e as mudas produzidas são cultivadas em dois sítios diferentes, de acordo com a procedência das plantas. Um sítio possui clima mais ameno, a 1.100 metros de altitude e outro possui clima mais quente, a 300 metros de altitude.

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese