Como tudo Começou

Tudo começou em março de 1953 quando meu pai Wladyslaw Zaslawski achou sua primeira orquídea, uma Cattleya guttata, nos fundos de sua casa em Vitória, ES.   Ao longo dos anos, nas entrelinhas do trabalho como engenheiro na ferrovia, a paixão pelas orquídeas e a coleção foram crescendo.

Em 2023 meu pai completará 70 anos ativos na orquidofilia.  Aquela primeira plantinha, a Cattleya guttata ‘número 1’, encontrada em 1953, ainda está viva e florindo todo ano.

Meu nome é Alek.  Minha formação é engenharia mecânica e quando criança, brincava no jardim da casa de meus pais sempre cercado de orquídeas, mas nunca imaginei que um dia fosse trabalhar com elas.  Sempre apreciei a natureza e adorava quando meu pai me levava nos passeios.

Durante todo esse tempo foi formada uma ampla coleção de orquídeas naturais não só do Brasil, mas de todas as partes do mundo, sempre primando-se pela qualidade das plantas em termos de formas e cores, entre outras características.  Essa coleção continua crescendo até hoje.

A partir de 1991 meu pai aposentou e eu comecei a ajudá-lo no desenvolvimento e reprodução das orquídeas. O objetivo inicial era somente reproduzir muitas das espécies da coleção, devido às dificuldades de obtenção das mesmas por motivo de raridade, desaparecimento gradativo dos seus habitats naturais e também pelo fato de muitas serem estrangeiras e de difícil aquisição.

Aproximadamente em 1996 eu larguei a área da engenharia, após “convite” de meu pai para me juntar a ele nas orquídeas. Surgiu então a AWZ Orquídeas, onde AWZ sãos as letras iniciais dos nossos nomes.

Toda nossa produção é feita em laboratório próprio (o primeiro no ES e na época um dos poucos no Brasil com finalidade de reprodução de orquídeas). Atualmente minha esposa Aline é a responsável pelo laboratório e geração de nossas plantas.

Nossas plantas são cultivadas em dois sítios, em localidades com climas distintos: Um sítio possui clima mais ameno, a 1.150 metros de altitude e outro possui clima mais quente, a 300 metros de altitude. Com isso podemos cultivar praticamente todo tipo de orquídea.

Em 2006 fizemos nossa primeira exportação. Atualmente exportamos regularmente e participamos de dois eventos por ano nos Estados Unidos. Com muito orgulho, vemos plantas produzidas por nós chegarem a praticamente todas as partes do mundo.